Todos esses que aí estão Atravancando o meu caminho Eles passarão Eu passarinho

Thursday, June 14, 2007




Por que as crianças gostam tanto de monstros?

Se formos parar para analisar o que atrai meninas de sete a dez anos, a resposta será consensual: roupinhas bonitas, boneca Barbie, quarto decorado com bichinhos fofos de pelúcia e todo cor de rosa. Se formos parar para analisar no que os meninos dessa mesma faixa etária curtem, a resposta já não será tão consensual. Algumas pessoas dizem que gostam de brincadeiras ao ar livre, como esportes tipo futebol, videogames Playstation, carrinhos e robôs de brinquedo. Mas esquecem do que para mim é considerado o item número um da lista: criaturas horrendas. Sim, as crianças dessa idade sentem uma enorme atração por monstros, Ets, e bichos asquerosos. De onde eu tirei essa conclusão? Muito simples. Primeiramente me baseio na minha infância. Eu adorava monstros de brinquedo, até tinha um E.t de estimação que carregava comigo para todos os lados que eu ia, seu nome era Neb, um hit da Balila (lembro até da fabricante) de grande sucesso no início dos anos 90. Mais para frente, meu xodó já não era uma coleção de bonecos Comandos em ação ou Transformers, desses que de veículo se convertem em robôs, embora tivesse um pequeno acervo deles, mas sim répteis grandiosos, de plástico, que escancarava a bocarra cheia de dentes para devorar os mais indefesos, popularmente conhecidos como dinossauros. Acredito que assim como eu, milhares de crianças se afeiçoam por criaturas tidas como abomináveis para as pessoas mais velhas ou do sexo feminino. A criança sente um particular envolvimento e admiração com criaturas fantásticas, para não chamar de identificação. Mas quem disse que isso é diferente? As crianças não enxergam nada de bizarro e grotesco nas criaturinhas esquisitas, elas nutrem uma forte simpatia, assim como as meninas acham fofo os singelos bichinhos de pelúcia que ostentam ao lado da cama. Os monstros do imaginário têm um certo q de masculinidade, de viril, visto que seres como eles esmagam prédios e destroem casas como o ícone Godzila, por exemplo. Os monstrinhos são uma versão masculina do que bichinhos de pelúcia são para as meninas.
Embora em grande parte de filmes somos acostumados a vê-los como vilões, o certo é que essa não é a única essência de uma criaturinha diferente. Elas causam prejuízo sim, mas nem sempre são más ou devoradoras de gente, algumas são apenas agitadas e gostam de fazer travessuras, como os Gremlins, e isso que faz reforçar a fascinação dos meninos por eles. Assim como os Gremlins, as crianças dessa idade são levadas, gostam de bagunçar tudo, e vivem sendo repreendidos ou sendo escorraçadas por suas vítimas, como as meninas da mesma idade, irmãos mais velhos, pais ou educadores, mas nenhum deles as tratam mal embora sejam tão malcriadas. Elas tem seu valor reconhecido e sabem que não são nenhum ser do mal, já que ´´meninos são assim mesmo``. Cada vez mais elas vão se sentindo mais parecidas com essas criaturinhas, já que elas divertem a família toda, justamente por serem terríveis. Aliás, as criaturas diferentes têm uma considerável carga de humor. O que a princípio pode causar estranhamento visual e puxar para o lado nefasto, sombrio do ser, por outro, esse mesmo estranhamento, por sair do limite do normal, toma proporções cômicas e tendem para o sarcasmo. É muito comum em filmes de terror, em vez de uma criatura fora do comum provocar medo e fissuras, incitar o espectador a dar umas boas risadas e debochar de sua proporção física. São elas corcundas, deformados, monstros bocudos, de asa, de rabo, escamosas, dentuças, de olho na boca, etc etc. Há aqueles que de tão bem humoradas, tornam-se até mesmo fofas e infantis, como desenhos cujos personagens são monstrinhos, tipo Shreck, sucesso absoluto, e Monstros s.a. O monstro dos filmes de desenhos infantis não são malignas, vítimas de sua própria existência ou rejeitadas do contexto da normalidade. Pelo que vemos, são criaturas felizes, que gozam de boa saúde e sabem aproveitar muito bem sua vida como sendo diferente. Eles gostam de serem assim, e não são menos queridas por isso. Não lhe faltam amizade, carinho, e nunca estão sozinhas. Como vimos nos Monstros s.a, a garotinha Bu se afeiçoa pelo grande monstro peludo azul e de chifres Sullivam desde o princípio, o batizando carinhosamente de ´´gatinho``. Vale lembrar que em vez de ter medo, ela se divertia com as palhaçadas dele e de seu companheiro ainda mais feioso Mike, se acabando na risada, fazendo os monstrinhos em fim descobrirem sua real vocação.
Os monstros têm uma longa história no imaginário do povo que não seja a conotação de aberrantes criaturas do mal. São eles gnomos, criaturinhas do mundo esotérico, da fantasia e que tem tudo a ver com o universo infantil, como os do Pokemon. Vamos lembrar da família Adams e rir com ela, dos brinquedos infantis Lango lango, em que cada boneco desses que dava soco um era mais feio que o outro, e justamente os mais feios eram os mais disputados pela criançada, das figurinhas Ploc Monsters transfíx, que fazia a garotada vibrar por cada novo monstrinho não repetido, do álbum de figurinha Gangue do Lixo, do gibi da Turma do Arrepio, do fantasminha camarada, do Penadinho da Mônica, dos filmes História sem Fim e E t, o Extraterrestre, dos monstros ajudantes dos super heróis dos filmes e seriados de ficção, entre várias outras galerias. Eles possuem uma peculiaridade grandiosa que é a da inovação, do diferente, do que não estamos acostumados, provar que a aparência física não é nada, que não se julga o visual, e que um ser do bem pode ter diversas variedades corporais. Os monstrinhos despertam a ternura de uma criança por assemelhar-se a um animalzinho, por ser demais diferente, desses que desejamos dar carinho, cuidar e proteger, além de que, um dia, poder sonhar que essa mesma criatura torne-se um ser poderosíssimo para tomar conta delas, quando elas precisarem, como mastigar e engolir aquele que representar uma ameaça. Um monstrinho meigo e inofensivo pode ter diversas facetas. Vide Eragon.
Deixaremos as crianças sonharem e se divertirem com o mundo das criaturas fantásticas e diferentes do ser humano, que é o pior mal, enquanto ainda podem se maravilhar com o lado bom da vida.

1 Comments:

Blogger Luilton said...

eu ja havia pensado nisso..

é muito bom recordar a infância e esses monstros fazem parte dela.

abraços.

2:28 PM

 

Post a Comment

<< Home